O PECS (Picture Exchange Communication System) é um método de comunicação alternativa e aumentativa desenvolvido para ajudar pessoas com dificuldades na fala a se comunicarem de maneira mais efetiva. Ele foi criado por dois especialistas em educação especial, Lori Frost e Andrew Bondy, nos anos 80, nos Estados Unidos.
O sistema utiliza cartões com imagens, que representam objetos, ações ou ideias, que são trocados entre o usuário e seu interlocutor para expressar desejos, necessidades ou compartilhar informações.
O objetivo é proporcionar ao usuário uma forma de se comunicar de maneira mais independente, e assim, reduzir a frustração e melhorar a qualidade de vida.
Envie-nos uma mensagem.
Para pessoas que têm dificuldades, permitindo que elas se comuniquem mais efetivamente.
Os alunos são ensinados a levar sua própria pasta de comunicação PECS para todos os lugares.
Os três princípios do método do PECS são respectivamente:
Comunicação funcional;
Troca de figurinhas;
Reforço.
O método PECS é baseado em seis fases progressivas de aprendizagem, cada uma com seus objetivos específicos. A primeira fase envolve ensinar a criança a trocar um cartão com uma imagem pelo objeto ou ação representados na imagem, por exemplo, trocar um cartão com a imagem de um copo por um copo real.
Na segunda fase, o usuário aprende a trocar cartões para pedir coisas ou ações específicas, como pedir um copo de água. A terceira fase envolve a construção de frases simples com dois cartões, como "eu quero água".
Nas fases subsequentes, as frases se tornam mais complexas e incluem verbos e pronomes, e o usuário é ensinado a usar o sistema para compartilhar informações e fazer perguntas.
O método PECS tem sido amplamente utilizado em escolas e clínicas de todo o mundo para ajudar crianças e adultos com diferentes tipos de dificuldades de comunicação, como autismo, apraxia da fala, deficiência intelectual, entre outros.
Receba auxílio de um especialista.
A pasta de comunicação PECS é uma ferramenta altamente personalizada e adaptável, que permite que cada aluno desenvolva sua própria voz e se comunique de maneira mais independente e eficaz.
Por meio de imagens simples e concretas, os alunos aprendem a expressar suas necessidades, desejos e pensamentos, construindo frases e diálogos significativos.
É importante ressaltar que a pasta de comunicação PECS deve ser vista como uma extensão da própria voz do aluno, uma vez que ela representa uma maneira de o aluno se expressar e interagir com o mundo ao seu redor.
Por isso, ela deve ser levada consigo para todos os lugares, garantindo que o aluno tenha sempre acesso a sua própria voz e possa se comunicar de maneira mais independente e autônoma.
A pasta de comunicação PECS é altamente personalizável para atender às necessidades de cada aluno. As imagens podem ser adicionadas ou removidas para torná-la mais flexível e adaptável.
Além disso, ela pode ser utilizada em diferentes contextos, como na escola, em casa ou em situações sociais, permitindo que o aluno se comunique de forma mais eficaz em todos os aspectos da vida.
Outro benefício importante da pasta de comunicação PECS é que ela pode ajudar a reduzir a ansiedade e a frustração do aluno, uma vez que ele se sente mais capaz de se comunicar e expressar suas necessidades e desejos.
Isso pode ter um impacto positivo na autoestima e na qualidade de vida do aluno, tornando-o mais confiante e independente.
Por fim, é importante ressaltar que o uso da pasta de comunicação PECS deve ser integrado a um programa mais amplo de terapia da fala e comunicação, que inclua a avaliação cuidadosa das habilidades do aluno e o desenvolvimento de estratégias de comunicação específicas.
O trabalho em equipe entre professores, terapeutas da fala e familiares é essencial para garantir que o aluno receba o suporte necessário e possa se comunicar de maneira mais eficaz e autônoma.